PEAD

  

PEAD

    

Características de fusibilidade
Por Letícia Gonçalvez

O PEAD (Polietileno de Alta Densidade) caracteriza-se como um termoplástico por não sofrer alteração em sua estrutura química durante o aquecimento. Além disso, após o resfriamento ele pode ser moldado novamente. Esta categoria de polímero tem como propriedade a maleabilidade e tem como vantagem a facilidade na reciclagem e desvantagem a sensibilidade ao calor, ou seja, é pouco resistente.



Quais produtos são fabricados?
Por Mayara Campos

Os produtos que são fabricados com PEAD são: Sacolas de plástico, tambores para tinta, reservatório de combustível, produtos domésticos, garrafas de leite e outras bebidas não carboradas.



Preparação do Polímero
Por Pedro Silva

Obtém-se pela polimerização do etileno (de fórmula química CH2=CH2, e chamado de eteno pela IUPAC), de que deriva seu nome. Este polímero pode ser produzido por diferentes reações de polimerização, como por exemplo a polimerização por radicais livres, polimerização aniônica, polimerização por coordenação de íons ou polimerização catiônica. Cada um destes mecanismos de reação produz um tipo diferente de polietileno. A produção de um bom PEAD depende da seleção do catalisador. Alguns dos catalisadores modernos incluem os de Ziegler-Natta, cujo desenvolvimento rendeu o Prêmio Nobel.



Comportamento Mecânico
Por Joanna Cristine

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) suportar maiores temperaturas (120°C por curtos períodos e 110°C continuamente). PEAD também pode ser injetado para moldar itens como caixas, embalagens, ele também pode ser extrudado (extrusão) para a produção industrial de canos e de dutos de irrigação.



Quais as características físicas?
Por Richard Nagel

Polietileno de Alta Densidade; densidade igual ou maior que 0,941 g/cm³. 
Tem um baixo nível de ramificações, com alta densidade e altas forças intermoleculares.
Resistente a altas temperaturas;
Alta resistência à tensão; compressão; tração;
Baixa densidade em comparação com metais e outros materiais;
Impermeável; 
Inerte (ao conteúdo), baixa reatividade;
Atóxico
Pouca estabilidade dimensional



Durabilidade
Por Vivian Tiemi

Os produtos feitos de polietileno de alta densidade não são rapidamente biodegradáveis em aterros. Tais produtos podem ser reciclados, porém, ainda correndo o risco de perder alguma da sua força original de tração. Uma vez que este material é feito de hidrogênio e carbono, ao ser submetido a altas temperaturas, acaba liberando água e dióxido de carbono. No entanto, os aditivos, como os retardadores de chamas, estabilizantes-UV, corantes e demais substâncias podem produzir outras toxinas.  



Toxidade
Por Gustavo Chisti

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um material atóxico e pode ser misturado com alimentos e produtos farmacêuticos, porém o Polietileno se aquecido a altas temperaturas, pode liberar o Estireno que é considerado um Monômero altamente tóxico e que gera celular cancerígenas.




0 comentários:

Postar um comentário