NYLON

  

NYLON

    

Origem
Por Danilo Henrique

De origem sintética, os nylons mais comercializados no mundo constituem-se de benzeno e ácido adípico como matéria prima bruta, sua extração na natureza inicia-se com os hidrocarbonetos (petróleo), depois de extraído obtêm-se os elementos sintéticos necessários para a produção desse polímero plástico sintético.   

Atualmente existe uma significativa variedade de tipos Nylon, entretanto nem todos os tipos são produzidos em grandes escalas e/ou com mesmas matérias primas. Desde que foi inventado, o tipo de nylon mais produzido e comercializado nos mercados internacionais é o 6.0 e 6.6. O desenvolvimento desse polímero deve-se ao químico Wallace Hume Carothers (1896-1937), que em 1931, liderou uma equipe de químicos da empresa  DuPont Experimental Station Laboratory, em Delaware (EUA) onde trabalhava , equipe que fora destinada  ao desenvolvimento e criação de novos matérias. Apesar de muitas dificuldades, conseguiram em 1935, obter o nylon, sendo comercializado pela primeira vez em 1939. 

Imagem
Imagem 1: monômero do Nylon 6.6, primeiro a ser produzido.



No que diz respeito às questões de uso, sabe-se que o material teve e ainda tem ótima aceitação no mercado devido as suas características, que são vantajosas em relação a fibras têxteis naturais, que quando são comparadas observam-se no nylon as seguintes vantagens de: fácil produção, baixo custo de matéria prima e ótima resistência ao desgaste. Entretanto, possuí relativos impactos ambientais, visto que sua degradação leva algo em torno de 400 a 650 anos para decompor-se.





Preparação do Polímero
Por Paulo Miazaki


Os polímeros de condensação são macromoléculas formadas por meio de reações de polimerização em que dois monômeros (iguais ou diferentes) unem-se e é eliminada uma molécula pequena que não fará parte do polímero. Geralmente, essa molécula eliminada é a água (H2O), porém, outros exemplos são o cloreto de hidrogênio (HCl), a amônia (NH3), o cianeto de hidrogênio (HCN), entre outros.
O nylon é um polímero de condensação e pertence a família das poliamidas (PA), são resinas obtidas pela policondensação de poliácidos e poliaminas. Este polímero é obtido pela polimerização de diaminas com ácidos dicarboxílicos. O mais comum é o nylon-66, resultante da reação entre a hexametilenodiamina (1,6-diamino-hexano) com o ácido adípico (ácido hexanodióico).Outros importantes são o nylon-6 ou perlon, obtido por aquecimento da caprolactama, e o nylon-10, obtido pela condensação de um aminoácido, o ácido 11-amino undecanóico.



Brasil tem fabricação de produtos deste material? Quais são os seus principais produtos?
Por Bianca Uno


O Nylon é um dos muitos nomes correntes das fibras artificiais mais comuns.No Brasil o Nylon é produzido em grande escala pela Rhodia sendo vendido em estado líquido com o nome de Sal N. Principais produtos: As fibras de Nylon podem também ser usadas na fabricação de véus de noivas, carpetes, cordas de instrumentos musicais e até cordas de pular.



Quais avanços de pesquisa?

Por Renata Mori


Devido as suas propriedades, o nylon pode ser utilizado para diversos fins. Pesquisas que investigam as formas de utilização ao longo das décadas permitiram a produção de pneus, tendas, cordas, ponchos, lona de paraquedas e papel  de alta qualidade. Além disso, por ser inerte ao organismo, não possui reação inflamatória, e por isso, e está sendo muito pesquisada para ser utilizada na área da saúde. 



Maquinas, ferramentas, etc.

Por Rodrigo Losano


Cada tipo de nylon exige matérias-primas diferentes para a sua produção. Como o nylon 6,6 é o mais comum e os restantes não têm aplicações em grande escala, comparativamente ao primeiro, resolvemos incidir apenas na produção do nylon 6,6. Com tal conhecimento podemos obter uma ideia de como todos os outros nylons são produzidos. O processo de produção de nylon engloba três fases fundamentais. Numa primeira fase é necessário produzir pastilhas de nylon a partir da matéria-prima em bruto (benzeno e ácido adípico). De seguida, as pastilhas sofrem o processo de melt sipining dando origem a um único fio de nylon. Por último, o fio é entrecruzado através de uma técnica denominada por drawing. Trataremos de detalhar os processos acima enunciados, bem como as unidades processuais e as reacções químicas associadas a estes.



Ciclo de Vida.Por Ernani Garcia

O seu tempo de degradação é de cerca 400 anos esse descartado incorretamente, pode impactar fortemente o meio ambiente. Por ser um material muito utilizado para fabricar redes na indústria pesqueira, muitos animais marinhos ficam presos nas suas sobras ou se enroscam durante a pesca.

Serve para impressão? Chapas, adesivos, etc.



Por Rodrigo Losano


Sim, A impressão 3D geralmente utiliza Nylon, ou Poliamida.



Características de fusibilidade

Por Michelle Chuang


O Nylon pode ser usado em engrenagens plásticas e tecidos impermeáveis, sua fusibilidade é de classificação termoplástica, podendo ser fundido por aquecimento e solidificado por resfriamento. De acordo com sua durabilidade e desempenho, os termoplásticos podem ser separados em convencionais ou de engenharia. O nylon pertence à classificação de termoplástico de engenharia, pois apresenta melhor propriedade térmica e mecânica que os convencionais.



Classificação

Por Bruno Pogliese


O nylon é uma fibra têxtil sintetizada em laboratório, faz parte da classe dos polímeros sintéticos, macromoléculas formadas pela repetição de uma unidade molecular pequena denominada monômero. Dentro da classe dos polimeros possui a classificação de poliamidas por ser composta de amida. O nylon começou a ser usadas como fibra sintética, e depois passou para a manufatura tradicional dos plásticos.
  




2 comentários:

  1. Boa tarde!.
    Eu trabalho com pequenos pedaços de fio Nylon e um dia eu distraída coloquei um pedaço na boca e conversando com alguns amigos na empresa,acabei engolindo um pedaço de fio nylon e o mesmo ficou enganchado no meu pescoço do lado esquerdo e isso tem mim encontro e no deixado preocupada.e eu gostaria de saber que isso pode causar problemas na minha sausa futuramente. Fui ao médico m,realizei alguns exames,mas não encontraram nada.
    Mas eu sinto um encomodo na minha garganta.
    O que eu faço?
    Por favor mim ajuda.

    ResponderExcluir
  2. qual a diferença entre o nylon e a poliamida?

    ResponderExcluir