RESINAS BIODEGRADÁVEIS

  

RESINAS 
BIODEGRADÁVEIS

    

Ciclo de vida
Por Giovanna Roncoletta

Os plásticos biodegradáveis decompõem-se em suas partes mais simples pela atividade dos microrganismos ao se inserir em contato com o solo ,com a umidade, e com o ar e com a luz solar, ao contrario do que ocorre com as resinas petroquímicas ,que persistem em permanecer por muito tempo e longo período sem sofrer alterações. O plástico biodegradável se decompõe ate 20x mais rápido que o sintético. A  vida útil dos produtos em geral é de 2 anos ,no mínimo. 




Por Gustavo Micheski

O ciclo de vida/biodegradação passa por duas etapas:
1) Longas cadeias poliméricas são quebradas na ligação carbono-carbono. Dependendo do polímero, este processo pode ser desencadeado através do calor, umidade, enzimas microbiológicas ou certas condições do meio ambiente. Este processo é chamado de degradação, e é possível observá-lo porque o plástico torna-se pouco resistente e consequentemente facilmente fragmentado.

2) As curtas cadeias de carbono passam através da membrana celular dos microorganismos e são usadas como uma fonte de alimento. Isto é a biodegradação, ou seja, as cadeias de carbono são usadas como fonte de alimento e são convertidas em água, biomassa, dióxido de carbono ou metano (dependendo se as condições do processo ocorrem em condições aeróbicas ou anaeróbicas).
Em geral, os plásticos biodegradáveis são derivados de produtos vegetais e animais, tais como a celulose, amido, chitina, etc., que ocorrem em grande abundância na natureza.
Para que um plástico seja considerado biodegradável, ele precisa se degradar dentro de um período de tempo que não pode exceder a 180 dias, de acordo com as normas internacionais.
Os plásticos biodegradáveis, por sua vez, de acordo com as recomendações da Avaliação do Desempenho de Embalagens Plásticas Ambientalmente Degradáveis e de Utensílios Plásticos Descartáveis para Alimentos, não podem simplesmente ser descartados na natureza ou em aterros, pois não há ambiente propício para sua degradação nesses locais. O melhor destino para os plásticos biodegradáveis é a compostagem.



Quais produtos são fabricados?
Por Luiz Fernando Pilato


Resinas Biodegradáveis são plásticos derivados de matérias-primas de fontes renováveis obtidos de produtos vegetais ou animais, como celulose, amido, etc e são usadas na fabricação de descartáveis, como sacolas de compras, sacos de lixo, canetas, pratos, talheres, copos, cobertura para fraldas, vasos de plantas, saches, utensílios hospitalares e embalagens em geral.



Como separar e aproveitar o resíduo de plástico?
Por Miho Nishiyama

Possuem componentes derivados de matérias-primas de fontes renováveis, portanto se degrada dentro de um período de tempo que não excede a 180 dias para que não prejudique no meio ambiente.

Por não haver ambiente propício para sua degradação na natureza ou em aterros, o melhor destino para os plásticos biodegradáveis é a compostagem que é o processo de degradação biológica da matéria orgânica sob condições aeróbicas resultando num material relativamente estável denominado de composto.
As empresas de descarte  de resíduos não têm que separar laboriosamente os copos e sacos biodegradáveis em termos de recuperação de resíduos, já que o material simplesmente se torna um composto juntamente com o resto do lixo orgânico. Eles se transformam em húmus através da biodegradação que ocorre sob certas condições quando microorganismos do meio ambiente fragmentam materiais e os utilizam como fonte de alimento. Este processo converte carbono em energia para a manutenção da vida.



Quais os produtos fabricados?
Por Gustavo Chisti


Podem ser fabricados como biodegradáveis itens de vestuário, acessórios, embalagens em geral, plásticos, papéis e muitos outros produtos.



0 comentários:

Postar um comentário