PAC

  

PAC

    

Origem
Por Marina Darin

O PAC, ou policloreto de alumínio é essencialmente um complexo polinuclear de íons de alumínio polimerizados, um tipo de polímero inorgânico de alto peso molecular. Sua constituição é formulada como "Aln (OH)m Cl3n-m", combinado com pequenas quantidades de outros compostos.
É apresentado em pó, sendo destinado a tratamento de água em ETA’s, elevação da capacidade de ETA’s, situações de emergência em que se tem água com altíssima concentração de colóides, clarificação de efluentes líquidos industriais, clarificação de água potável e águas para fins industriais. Forma flocos grandes rígidos e pesados, elevando a velocidade de decantação; portanto, é utilizado em quase todos os casos em que um poder efetivo de floculação é necessário, como tratamento de água para cidades e indústrias, água de enxurrada e de efluentes, recuperando seus componentes e separação de sólidos das suspensões (processos industriais). Seu poder coagulante coagula as substâncias suspensas ou coloidais dispersas na água, produzindo flocos que descem para formar um decanto fácil de ser filtrado.



Comportamento mecânico
Por Mayara Campos

Policloreto de Alumínio é facilmente manuseado, estocado e dosado. A solução pode ser diluída em água na concentração desejada. O poder de coagulação não é afetado pela temperatura da água, portanto ele permanece altamente efetivo também em águas frias do inverno. Sua forma física é liquida e ele é geralmente eficaz em uma faixa de pH compreendida entre 6 e 9, mas em alguns casos ele funciona bem em faixas que vão de pH 5 até pH 10.



Classificação
Por Tauani Mazzaferro

PAC é uma fibra acrílica. As fibras acrílicas são fibras sintéticas formadas pela polimeração em cadeia da acrilonitrila. Quando o teor de acrilonitrila é igual ou superior a 85%, elas são denominadas fibras acrílicas, enquanto se o teor estiver entre 35% e 85% em peso das fibras, elas são denominadas Modacrílicas. A fabricação de fibras acrílicas requer polimeriação da acrilonitrila (ACN) em combinação com outros monômeros, formando a poliacrilonitrila. Como a poliacrilonitrila (PACN) e seus copolímeros decompõe antes de fundir, as fibras acrílicas são produzidas em solução de fiação. Os fios obtidos da fiação a úmido à seco apresentam um percentual de solvente residual de cerca de 10% e ainda não possuem nenhuma propriedade mecânica, sendo os primeiros materiais sintéticos produzidos e que apresentam uma forma quase que impossível de permitir o tingimento.



Quais produtos são fabricados?
Por Vivian Tiemi

Não existe produtos fabricados por policloreto de alumínio (PAC), porém ele tem seguintes funções:

-Substitui com grande desempenho o Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico
- Clarificação de efluentes líquidos industriais
- Clarificação de água potável e águas para fins industriais
- Floculante // coagulante // Clarificação para processos industriais



Durabilidade
Por Rebeca Natalie

Armazenado em fábrica, sua durabilidade varia entre 9 à 12 meses a 23°C ou 2 meses a 32°C.



Características físicas
Por Andre Gaspar

O PAC está no estado líquido com uma coloração amarela levemente acastanhada. Possui uma densidade à 25º C de 1,250 a 1,320 g/cm³. É efetivo em uma larga escala de ph e é isento de metais pesados e orgânicos persistentes.






0 comentários:

Postar um comentário